Projeto - Semeando saúde com + Vida No Espaço Escolar

Postado 04/02/2013

 
Postado por
Elmis Santos

Itu - SP
| (11) 4023 5107|

Organização/Instituição Promotora da Experiência : Mais Vida. Centro de Apoio aos Portadores de Câncer
Área da Experiência: Educação
Niveis Atuacao: Municipal/Local
Setor da Organização/Instituição: Privado
Sujeito Idade: De 11 a 19 anos
Número Aproximado de Participantes da Experiência :
Sujeito Caracteristica :
Tipo Local:
Tipo Experiencia: Atividade Lúdica e Artística, Feira, Material Audio-visual, Oficina/Workshop, Palestra, Roda de Conversa, Visita Orientada/Saída de Campo, Outros
Tematica:


Justificativa: A alimentação e nutrição são fatores determinantes na promoção e proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento com qualidade de vida e cidadania. O projeto semeando saúde com + Vida, é fruto do comprometimento da instituição com a promoção da saúde, desenvolvido pela equipe interdisciplinar, com enfoque na mudança de hábitos saudáveis, que venham a promover a qualidade de vida de crianças e adolescentes inseridos no espaço escolar, desde o ano de 2010.

Objetivos: Iniciada em 2010, em uma Escola Municipal no Município de Bragança Paulista/SP, essa iniciativa teve como objetivo, promover ações de educação nutricional no espaço escolar, que contribuam para a prevenção de câncer e doenças crônicas não transmissíveis e melhoria da qualidade de vida das crianças e sua família, desenvolvendo ações de educação em saúde, melhorando assim a qualidade de vida não só das crianças atendidas, mas também de sua família, aumentando também o Vínculo família x escola.

Materiais Utilizados na Experiência: Como as ações do projeto, são desenvolvidas fora do espaço institucional, mais precisamente em escolas no perímetro urbano e também na zona rural,por meio de uma linguagem lúdica, de forma a conseguir passar a mensagem desejada para o público alvo que são crianças,os materiais utilizados no projeto, além do empenho de profissionais, veículos, equipe de apoio e toda estrutura logística, são: - Data show - Notebook - Sistema de som (Caixa, amplificador, microfone) - Banner com pedestal - bonecos de mamulengo - pirâmide de alimentos com alimentos removíveis - revistas, jornais - mudas de hortaliças - pneu velho, caixa de leite vazia dentre outros.

Passo a Passo(Métodos): O projeto te início em 2010 envolvendo crianças, pais e comunidade escolar, com o desafio de se tornar um projeto inovador, participativo e sustentável. Iniciou-se com uma escola, e em 2011, em mais duas EMEFS (escolas municipais do ensino fundamental) na cidade de Bragança paulista. Inicialmente, foi realizada uma reunião entre os profissionais do + Vida, diretoria e coordenação pedagógica da escola, para apresentação e adequação do projeto à realidade da escola, sendo definidas ações efetivas a serem desenvolvidas especificamente com as crianças, com participação dos educadores e envolvimento dos pais: Teatro de fantoches, cultivo de horta no espaço escolar, visita a uma horta comercial na zona rural da cidade, e oficina culinária. A sensibilização dos pais,se deu em reunião do conselho escolar, com presença dos profissionais coordenadores do projeto,que expuseram a relevância da iniciativa no espaço escolar, como contribuição para a educação de seus filhos , melhoria da qualidade de vida, de forma a obter o comprometimento dos pais de forma participativa e contribuição para o sucesso do projeto. Num segundo momento, foi realizado o plantio de uma horta na escola pelas crianças, orientadas pelos profissionais da ONG Mais Vida(Nutricionista, Psicóloga e Assistente Social), com apoio da comunidade escolar. Nessa ação além do aspecto nutricional, ação também teve uma abordagem psicológica e social, em consonância com a proposta pedagógica da escola, de forma a favorecer a reprodução dessa ideia em outros contextos sociais em que a criança possa se encontrar inserida, em especial seu domicílio, dessa forma, muitos pais, passaram a cultivar hortas em casa, graças a motivação trazida pelos filhos após participação na produção na horta da escola. Após essa fase, foi realizado o teatro de fantoches, onde a pirâmide alimentar foi apresentada de forma lúdica, como instrumento de formação de hábitos alimentares saudáveis, seguido de uma roda de conversa com as crianças e oficina culinária saudável, em que as crianças prepararam por si só um lanche saudável e suco, assistidos de perto pelos pais e orientados pelos profissionais envolvidos no projeto. Nessa ação, além do contato com novos alimentos, procuramos trabalhar também a autonomia das escolhas alimentares, contrariando á ideia de imposição de sabores, o que só tende a causar repudio da criança por determinados alimentos ou ainda pelo modelo de cultura alimentar. Ainda como estratégia de incentivo à produção de hortas e também do contato com novos alimentos e sua importância para a saúde, realizamos visita a uma horta comercial que tem produção em longa escala, onde as crianças puderam ver de perto todas as etapas do cultivo e manejo de hortaliças, informando-os as propriedades nutricionais de cada alimento. Já no segundo ano do projeto,alunos e pais,levaram à comunidade a importância das ações, em uma campanha de prevenção do câncer, desenvolvida pela ONG Mais Vida.

Resultado e Avaliação da Experiência: Fechamos esse segundo ano de execução do projeto , com mais de 20 momentos de ações efetivas como: (Palestras, oficinas culinárias, visita à horta e teatro de fantoches), alcançando mais de 1500 participantes, entre crianças e familiares, além da equipe gestora do projeto, justificando se assim a relevância social dessa iniciativa. Não Houve nenhuma evasão dos então participantes, sendo sim nossa iniciativa elogiada pelos pais, com ampla divulgação nos meios de comunicação na região, e o pedido por outras escolas da rede municipal da implantação do projeto em suas dependências, validando assim o projeto como necessário e sustentável, uma vez que é passivo de reprodução mantendo seus aspectos positivos e impactantes nos espaços em que venha a ser desenvolvido. Assim, iniciativas como o projeto “Semeando Saúde com + Vida no espaço escolar”, idealizado e gerido pelo +Vida, Centro de apoio aos Portadores de Câncer, são determinantes na melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde de crianças no espaço escolar, fortalecendo o vínculo entre a escola e a família e prevenção de câncer e outras doenças, através da adoção de hábitos saudáveis, não só por parte das crianças, mas de seus familiares.

Resumo da Experiêcia: Projeto de Educação em Saúde, com foco na educação nutricional, reaproveitamento integral dos alimentos e prevenção de doenças cronicas não transmissíveis, coordenado pelo nutricionista Elmis Santos, e desenvolvido pelos profissionais da Instituição, com o foco na mudança de hábitos alimentares de crianças, adolescentes e seus familiares, como formas efetivas de prevenção do câncer, em todas as fases da vida.

Palavras-Chave: Educação Nutricional Prevenção do Câncer Terceiro Setor



Custo da Experiência (R$): 48.000,00

Origem do Recurso/Fonte Financiadora da Experiência: Investimento da própria insituição



Álbum de Fotos da Experiência



* Nenhum arquivo encontrado!






Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui