[Biblioteca do Ideias] Lavouras Transgênicas - Riscos e Incertezas

O Ministério do Desenvolvimento Agrário lançou um livro com formato inovador reunindo 750 trabalhos de pesquisadores independentes que tiveram seus artigos publicados em revistas de indexação dentro do campo da transgenia. O diferencial deste livro é que ao contrário de revisões bibliográficas que apresentam publicações sobre determinados temas, questionamentos são colocados sobre aspectos do debate científico no campo da transgenia para, em seguida, apresentar um elenco de referências bibliográficas que contrariam versões desse debate adotadas por agências reguladoras e divulgadas em campanhas de marketing das empresas produtoras de transgênicos.

Um dos fatores que motivou a elaboração deste trabalho foi que pelo quinto ano consecutivo o Brasil foi o segundo maior produtor de plantas transgênicas no mundo, já ultrapassando 40 milhões de hectares de área cultivada para este fim. Estes números justificam a importância de se monitorar os impactos ambientais, e principalmente na saúde dos seres humanos.

A síntese dos 750 trabalhos mostra que não existe consenso científico em relação ao uso dos transgênicos para saúde das pessoas, assim como para sociobiodiversidade. Além disto, as informações contidas neste trabalho reforçam a necessidade de análises críticas do atual modelo de desenvolvimento de produção. 

Ver todas as Publicações
Observatório Opsan UNB
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual
Faça o ligin para continuar!

clique aqui