Ideias na Mesa - Visualizar Experiência


Teatro sobre alimentação saudável
Postado 04/02/2013

 
Postado por
Ingridy Schimite Fogaça

Petrolândia - SC

Organização/Instituição Promotora da Experiência: Escolas do Município de Petrolândia
Área da Experiência: Educação, Saúde
Niveis Atuacao: Municipal
Setor da Organização/Instituição: Público
Sujeito Idade: De 6 a 10 anos,
Número Aproximado de Participantes da Experiência: 51-100
Sujeito Caracteristica: Alunos
Tipo Local: Escola/Creche
Tipo Experiência: Atividade Lúdica e Artística, Oficina/Workshop
Temática: Alimentação Adequada e Saudável


Justificativa: Observou-se que alguns alunos não consumiam as frutas oferecidas e alguns não experimentavam a alimentação escolar, como a escola é o local apropriado para o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades e que por isso quanto mais cedo se iniciar a educação alimentar e nutricional para as crianças,maior será a probabilidade de se formar hábitos saudáveis aproveitou-se a atividade para incentivar o consumo da alimentação escolar e das frutas.

Objetivos: O nosso objetivo é mostrar de forma lúdica a importância de incluir as frutas na alimentação, ensinar que as alimentos industrializados, muito consumidos atualmente, prejudicam a saúde e atrapalham a prática de uma alimentação saudável e que a alimentação escolar é muito importante para o desenvolvimento da criança.

Materiais Utilizados na Experiência: * Fantoches prontos * Fantoches confeccionados * Cenário * Frutas

Passo a Passo(Métodos): O planejamento foi realizado pela nutricionista juntamente com os professores e diretores das unidades escolares,foram convidados alunos de 7ª e 8ª série da escola estadual do município para auxiliar na apresentação da peça que fala sobre a importância das frutas e verduras em uma alimentação saudável e dos vilões se consumidos em excesso refrigerantes, salgadinhos, frituras, chocolates. O teatro foi realizado primeiramente na escola de ensino fundamental e teve duração de 15 a 20 minutos. Após a apresentação do teatro o a nutricionista, professores e merendeiras organizaram no refeitório uma oficina para manipulação de frutas para preparação de uma salada de frutas pelos alunos, os mesmos foram orientados sobre a preparação e composição das frutas.

Resultado e Avaliação da Experiência: A avaliação foi realizada durante o preparo das frutas pelos alunos,e no decorrer da semana após a realização da atividade pode-se observar que a maioria, 85% dos alunos degustaram as frutas no momento da atividade e após a realização do teatro as crianças estão aceitando melhor a alimentação escolar.

Resumo da Experiêcia: Atividade de educação alimentar e nutricional aborda de forma lúdica a importância da alimentação saudável e a alimentação escolar como forma de incentivar os bons hábitos alimentares.





Álbum de Fotos da Experiência



* Nenhum arquivo encontrado!







Observatório Opsan UNB Ministerio do Desenvolvimento Social
facebook
twitter
Layout e programação do site Identidade visual